Livros
DIREITO DO ENTRETENIMENTO NA INTERNET. Publicada em 2014, pela Editora Saraiva, traz ao leitor importantes assuntos envolvendo o direito eletrônico, autoral, intimidade, imagem, entretenimento, dentre outros, com aspectos positivos e negativos da internet. Raquel Romano foi convidada pelos coordenadores da Obra para tratar do tema “DIREITOS CONEXOS AOS DE AUTOR NA INTERNET“, artigo escrito em coautoria com os colegas advogados autoralistas Sérgio Famá D´Antino e Larissa Andréa Carasso Kac. Ilustração do genial cartunista Paulo Caruso.
ATIVIDADE PUBLICITÁRIA NO BRASIL. Aspectos Jurídicos. Publicada em 2021, pela Editora Almedina, trazendo ao leitor uma riqueza de temas escritos por grandes advogados e doutrinadores autoralistas, abordando assuntos atuais e relevantes do mercado publicitário. Raquel Romano foi convidada pela coordenadora desta brilhante Obra, para descrever sobre “TUTELA DE URGÊNCIA COMO MEDIDA PARA SUSPENDER CAMPNHA PUBLICITÁRIA”.
DIREITO AUTORAL, NOVOS MODELOS NA SOCIEDADE DIGITAL. Estudos em homenagem aos advogados Sérgio Famá D´Antino, João Carlos Muller Chaves e Maria Cecília Garreta Prats. Publicado em 2024, pela Editora Almedina, traz ao leitor artigos escritos por renomados doutrinadores e advogados autoralistas. Os autores fazem análises entre a legislação e a Era Digital, desde as complexidades da propriedade intelectual até as transformações tecnológicas que influenciam nossa sociedade e o Mundo. Raquel Romano nesta Obra descreve sobre: “DIREITO AUTORAL x METAVERSO: “A PROTEÇÃO LEGAL DOS CONTRATOS DE LICENÇA DE USO E CESSÃO DE DIREITOS”, uma iniciativa promovida pela ABDA (Associação Brasileira de Direito Autoral).
“Lugar de mulher é no topo do mundo” é mais que um livro, é um movimento inspirador. Um verdadeiro chamado para todos que acreditam que o topo é um lugar compartilhado, onde é possível celebrar vitórias com respeito e solidariedade. Coordenado pela autora best-seller Naíle Mamede, que sempre exaltou o papel da mulher empreendedora e sua capacidade de moldar um futuro melhor, com ética e dedicação, esta obra mostra que o topo do mundo é alcançado por quem ousa sonhar e lutar.
Raquel Romano nesta Obra é autora do Artigo: “Meu Direito de ser Mulher”.
Publicado em 2024. Editora Literare Books
Publicações
Artigo ADVOCACIA NO METAVERSO, publicado na Revista PROTAGONISTAS DO BRASIL.
CoAutores – Raquel Alexandra Romano e Joel de Andrade Júnior.
Ano 22 – Edição 6 – Grupo Gestão RH
Link acesso conteúdo: https://www.grupogestaorh.com.br/conteudo/revistas/B52f028f113e7eb89767359bb93c63d97cbcf0f1.pdf
BOLETIM – AASP – Associação dos Advogados de São Paulo
Entrevista: “Decisão do STF sobre cobrança de ITBI – Especialistas avaliam possíveis efeitos”.
Boletim Abril 2021 – #3125 – Editora AASP
Discussão: “STF declara inconstitucional cobrança de ITBI antes do registro em cartório”. Medida pode estimular prática de “contratos de gaveta”?
Link acesso entrevista completa: https://aplicacao.aasp.org.br/aasp/boletins/paginaveis/masterauth.asp?paginavel=1&livre=S&edicao=3125
Palestra sobre Produção Teatral – 22 de agosto de 2017
Dr. Álvaro Petrillo participa da palestra sobre Produção Teatral promovida pela Comissão de Estudos de Mídia e Entretenimento do IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo).
Comissão de Estudos de Mídia e Entretenimento do IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo). O local do evento não poderia ser mais propício – no Teatro Frei Caneca. O teatro, que oferece um dos maiores e mais modernos palcos do país, com 452 m², é uma realização do advogado pioneiro na área de Entretenimento, Dr. Sérgio D’Antino. Além do Dr. Sérgio, as advogadas Dra. Larissa Andréa Carasso Kac e Dra. Raquel Alexandra Romano e Dra. Renata de Arruda Botelho da Veiga Turco também palestraram sobre o tema. Aos debates se seguiu uma inspiradora visita às instalações do teatro, guiada pelo próprio Dr. D’Antino.
Fonte: https://blog.peduti.com.br/tag/palestra-sobre-producao-teatral/
ARTIGO publicado na Revista Jurídica Consulex: “Direito à Imagem Frente à Liberdade de Expressão”.
Coautores – Raquel Alexandra Romano, Sérgio Famá D´Antino e Larissa Andréa Carasso.
Ano XVI – nº 371 – julho/2012 – Editora Consulex
Assunto: “A preocupação destinada ao direito de imagem e a à invasão de privacidade já não interessa apenas às celebridades e pessoas públicas, e, em poucos anos, tornar-se-á cada vez mais um dos principais motivos da busca do Judiciário pela tutela destes direitos”.
Artigo Publicado no website OAB BA:
(Fonte: Consultor Jurídico)
Documento eletrônico pode ser utilizado como prova
Por Raquel Alexandra Romano
https://www.oab-ba.org.br/noticia/documento-eletrocircnico-pode-ser-utilizado-como-prova
Documento eletrônico pode ser utilizado como prova
Link acesso ao Artigo: https://www.conjur.com.br/2011-fev-23/possivel-verificar-autenticidade-prova-documental-eletronica/
TESE: Raquel Alexandra Romano
AS PROVAS NA INTERNET: UMA BREVE DISCUSSÃO TEÓRICA
Link repositório PUC acesso Monografia: https://ariel.pucsp.br/bitstream/handle/31294/1/Raquel%20Alexandra%20Romano.pdf
Publicação pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA. COORDENADORIA GERAL DE ESPECIALIZAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO E EXTENSÃO.